Institucional

Fundada em 1957 a Escola Petilândia se orgulha do primoroso trabalho que vem realizando ao longo desses anos. Formada por uma equipe altamente profissional, nossa Escola valoriza o aluno de forma individual e trabalha desde cedo com a criança os valores éticos fundamentais em seu processo de formação. Nossos alunos de ontem, são nossos pais de hoje, e esses orgulhosos em poder oferecer a seus filhos a mesma formação de qualidade que tiveram.

Em 2010 criamos o Colégio do Tremembé para atendermos alunos do Ensino Fundamental. Seguindo a mesma metodologia de trabalho. Nossas salas de aula foram projetadas para grupos reduzidos (até 14 alunos por sala), o que permite ao professor conhecer a fundo as necessidades de cada criança.

Valorizamos a parceria entre escola e família e constantemente esse vínculo fica fortalecido por ações oferecidas pelo Colégio – confraternizações, palestras, oficinas pedagógicas – fazendo com que o aluno e família sintam-se acolhidos.

O material didático adotado desde a Educação Infantil é o da SER (Abril Educação) baseado no Sociointeracionismo*.

“Oferecemos condições para que a busca do conhecimento aconteça de forma constante e progressiva. Valorizamos a maneira como cada aluno atinge o sucesso no processo de aprendizagem. Por meio da troca de experiências, a criança se tornará um adulto crítico, com maturidade social e emocional. Isso faz com que esteja preparado para enfrentar desafios e conquistar seu espaço na sociedade com ética e valores concretos.”

* Todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social . A história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel fundamental na determinação de como a criança vai aprender a pensar.

Um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro.

Equipe Pedagógica