O prazer da leitura

Prazer da leitura

O prazer pela leitura começa muito antes da aprendizagem das letras e seus sons. O primeiro contato de uma criança com um livro geralmente é proporcionado por um adulto. Através desses contatos que podemos aguçar aquilo que a criança já possui por natureza, “sua curiosidade”.

A criança quando ouve alguém contar uma história fica encantada, pelas delicias da experiência de conhecer outros mundos e personagem que existem no seu imaginário. E partindo dessa vontade de conhecer outras histórias e de compreender esses símbolos que a criança começa a se interessar mundo fascinante das letras.

Desejando decifrá-los, compreendê-los, pois é através delas que está a chave para abrir as portas do local onde moram os contos.

Por isso é muito importante também que o adulto saiba lidar com essa curiosidade, para que ela seja transformada em uma ferramenta importante à sua aprendizagem, através das mais diversas formas de leitura que o mundo oferece.

A criança passa a ter mais autonomia e muitas vezes será capaz de chegar ao prazer dos textos sem precisar da mediação da pessoa que está lendo.

Deixar que ela crie suas próprias histórias com base nas ilustrações do livro, ou ainda interromper o leitor acrescentando detalhes à história devem ser incentivados a todo o tempo.

A partir deste exercício estaremos formando além de leitores, pequenos autores de histórias fantásticas que apenas a imaginação de uma criança pode alcançar.

• Helena
    Posted at 20:40h, 18 abril Responder

É mesmo importante incentivar a leitura! E estou ansiosa pela Ciranda que irá acontecer com as turmas nos próximos dias!
    Parabéns pela iniciativa!

• edilaine
    Posted at 16:26h, 20 abril Responder

Jú, seu texto me fez lembrar o 1º livro que ganhei da minha avô, “Chapeuzinho Vermelho”. Eu ainda não sabia ler, mas tudo era tão mágico que sonhava e viajava com aquelas ilustrações e adorava quando minha mãe lia o livro pra mim. Eu sabia a história, mas cada vez que ouvia era maravilhoso! Podia me transportar para dentro do livro.Realmente o prazer da leitura começa desde muito cedo.
    Parabéns pela escolha do assunto.

• Marcia Moralez
    Posted at 17:39h, 24 abril Responder

Parabéns pela iniciativa da Ciranda, com certeza é um estímulo para as crianças e um prazer para nós pais podermos compartilhar esses momentos.

• Yuika
    Posted at 15:08h, 22 novembro Responder

gostei dessa ideia contar hiaortiss para ce7a, eu tb escrevo hiaortiss pra ce7as, mas ninguem leu ainda, por isso queria ganhar o kit de livros do itafa.eu sou professora de pre9 escola.