A importância da autonomia: o desafio da mudança em sala de aula

autonomia e mudançaA autonomia é um elemento essencial para se construir um cidadão com interação social, flexibilidade e criatividade. É a partir dela que a criança se torna um indivíduo questionador, que analisa as situações e adquire liberdade de expressão e responsabilidade.

O papel do professor é trabalhar a autonomia com foco em mudança de comportamento para aumentar a produtividade na aprendizagem, já que a verdadeira aprendizagem só acontece quando o aluno constrói o conhecimento de forma prazerosa.

É preciso equacionar a autonomia e o compartilhamento entre os alunos. Se, de um lado a criança precisa delimitar seu espaço, de outro precisa aprender a dividir e conviver com outras pessoas em um ambiente saudável.

Na escola o desenvolvimento dessa autonomia é possível pois é onde encontramos os recursos – humano, físico e social – necessários para a construção do cidadão com autonomia e responsabilidade diante da sociedade.

“Se quisermos ser livres, ninguem deve poder dizer-nos o que devemos pensar”
Castoriadis

• Edilaine Leone
    Posted at 16:34h, 25 setembro Responder

Deixar fluir o pensamento e as opiniões automáticamente teremos seres capazes de pensar e refletir sobre qualquer assunto, sem ter medo de estar certo ou errado.

• Luciana Andrade
    Posted at 11:47h, 13 outubro Responder

Bom dia! Está excelente o conceito de autonomia, parabéns!