A competitividade entre alunos

Competitividade

É natural em um grupo, seja ele familiar, profissional ou ainda social, que algumas pessoas queiram se DESTACAR em relação às demais. Para que isso aconteça são muitas as maneiras usadas até que esse objetivo seja atingido.

Na escola não é diferente!

Quem não é capaz de indicar rapidamente quem da sua turma era o ENGRAÇADO ou o INTELIGENTE – chamado pela turma de CDF, o BRIGUENTO e muitos outros estereótipos que aparecem claramente nos seriados de TV no modelo de High School?

Essas personalidades que muitas vezes os alunos vestem como fantasias facilitam a promoção de alguns deles a líderes do grupo. E cada um a sua maneira tenta através desta imagem impor seu modo de pensar e agir diante do grupo. E é a partir daí que surge a competitividade entre sub-grupos chamados por alguns de tribos. E quando dentro de um mesmo grupo há a disputa pela liderança?

A competição sadia traz ganhos à todos os envolvidos. Pegar o melhor do que cada um pode oferecer é fantástico, mas infelizmente, muitas vezes pela imposição de um grupo ou indivíduo mais fortalecido, vemos acontecer práticas covardes de Bullying.

O fato é que nem sempre para alguém ganhar o outro deve perder e cientes disso, os educadores enfrentam o desafio de forma bastante criativa.

Mostrar aos alunos as suas fragilidades de forma amorosa e saber identificar as características predominantes de cada um, possibilita ao educador colocar todos os integrantes do grupo no mesmo grau de destaque na rotina escolar. E assim, eles saberão que todos, sem exceção, têm um valor todo especial na composição desta classe*.

*significado de Classe: s.f. Conjunto de pessoas que têm a mesma função, os mesmos interesses ou a mesma condição numa sociedade.

• Lídia
    Posted at 18:54h, 20 abril Responder

E como tudo isso é verdadeiro. As crianças estão cada dia mais “poderosas”, no sentido de podendo tudo.
    Um quer poder mais que o outro. Haja freio.