Prevenção Contra a Febre Amarela

Prezados pais e responsáveis:

Desde a noite da última 6ª feira, fomos surpreendidos com a notícia da confirmação de que a morte de um macaco no Horto Florestal dia 09/10, aconteceu pela contaminação do vírus da febre amarela.

O Colégio ficou aguardando uma informação oficial das Secretarias de Saúde (Municipal e Estadual) sobre a vacinação, o que veio acontecer apenas no sábado final do dia. Encaminhamos via Whats App essas informações, e compartilhamos agora nesta circular o texto completo.

Imunização dos moradores da região do Horto Florestal tem início neste sábado (21), das 9h às 17h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo vai ampliar a vacinação contra a febre amarela no município de São Paulo a partir deste sábado (21). Em parceria com o Governo do Estado, serão imunizados os moradores da Vila Amélia, comunidade situada no Horto Florestal, na zona Norte da capital.

A vacinação acontece das 9h às 17h em um posto volante que funcionará na associação do bairro, localizada na rua Tomé Afonso de Moura, 345. O entorno do parque também passará por nebulização realizada por agentes de saúde. A região terá ainda outros dois pontos para imunização neste sábado: na UBS/AMA Jardim Peri e UBS Horto Florestal.

Além dessas duas UBSs, a partir de segunda-feira (23) serão acrescentados outros dois locais de vacinação contra a febre amarela na zona Norte: Vila Dionísia e Mariquinha Sciascia.

A ampliação da vacinação foi definida depois de um macaco do tipo Bugio ter sido encontrado morto no Horto Florestal, e os resultados dos exames sorológicos e histoquímico das amostras do primata confirmaram nesta sexta-feira (20) a presença do vírus da febre amarela.

Desde o último dia 11 de setembro, a pasta já vinha imunizando de forma preventiva os moradores do distrito Anhanguera.

A transmissão do vírus para o macaco foi do tipo silvestre, já que o vetor encontrado foi o mosquito haemagogus, comum em regiões rurais e de mata. É importante destacar que macacos não transmitem a febre amarela para a população. Esses animais são hospedeiros do vírus, transmitido de forma silvestre pelos mosquitos haemagogus e sabethes.

Convencionalmente, a vacina contra a febre amarela é indicada apenas aos moradores de regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas e para aqueles que vão viajar a esses locais ou os que estão classificados como regiões de risco.

A imunização não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

A capital não registrou nenhum caso autóctone de febre amarela silvestre em 2017. Este ano, foram registrados no município de São Paulo, 12 casos importados de febre amarela silvestre. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Serviço: Vacinação contra febre amarela

Horário: das 9h as 17h

Locais: UBS Jardim Peri (AV. PERI RONCHETTI, 914 – JD PERI) e UBS Horto Florestal (R. LUIS CARLOS GENTILE DE LAET X R. DO HORTO, 603 – HORTO FLORESTAL)

Postos que serão abertos para imunização a partir de segunda-feira (23/10)

UBS Dona Mariquinha Sciascia (Rua Dr. José Vicente, 39, Tremembé) e UBS Vila Dionísia (Rua Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia)

Pedimos aos senhores que levem seus filhos para vacinar o mais rápido possível, e que até essa situação esteja controlada tomem os seguintes cuidados:

*Enviem os alunos para a escola já com repelente aplicado. Mandar na mochila para reaplicação no horário de parque. (identificar com o nome do aluno, o repelente não pode ser com protetor solar e de preferência que seja em spray);

*As crianças precisam vir de sapato fechado e de preferência com calça comprida.

Certos de que iremos superar esse momento com a ajuda de vocês, e principalmente com as providências dos órgãos de governo, agradecemos desde já o empenho de todos.

A Direção